DR. BRUNO BACELAR

Arritmias ou palpitações são alterações no ritmo normal dos batimentos cardíacos. Elas podem se manifestar de várias formas como taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), bradicardia (diminuição dos batimentos cardíacos), fibrilação atrial (os batimentos cardíacos ficam irregulares de frequentemente muito rápidos nos átrios – parte superior do coração) ou em forma de extra-sístoles (que são batimentos cardíacos extras ou fora do ritmo que podem ser sentidos como pulos ou batidas irregulares do coração)

Palpitações

As palpitações são outros sintomas frequentes que avaliamos tanto em consultório quanto em serviços de emergência. A preocupação médica ocorre porque uma palpitação pode ser decorrente de alguma arritmia cardíaca (quando o ritmo do coração não está normal). E existem muitos tipos de arritmias cardíacas, desde as que são de caráter benigno quanto aquelas que podem gerar morte súbita.

A avaliação inicial do paciente com sintoma de palpitações deve incluir uma historia clínica detalhada, e exame físico rigoroso. Devem ser realizados testes diagnósticos direcionados, como o eletrocardiograma(ECG), e se houver necessidade um monitoramento cardíaco continuo até o fechamento diagnostico.

A presença de sintomas associados como dor torácica e dispnéia( falta de ar), deve aumentar a probabilidade de suspeitar de dor torácica de etiologia cardíaca, principalmente em pacientes com histórico de doenças cardiovasculares ou fatores de risco significativo.

O Dr Bruno Bacelar é o cardiologista de referência no tratamento de arritmias cardíacas.

Palpitações são a sensação de que o coração está batendo de forma irregular, rápida ou forte. Elas podem ser descritas como batidas fortes, sensação de que o coração está batendo com força. Pulos ou Saltos, sensação de que o coração “pula” ou “salta” no peito. Batimentos irregulares, sensação de que o coração está batendo de maneira desorganizada ou irregular.

Causas das palpitações

Não necessariamente as palpitações decorrentes de arritmias são problemas originados no coração, pode ser que o paciente esteja sofrendo consequências no coração por uso de bebidas, substâncias e medicações. Como exemplo coloco: algumas medicações para asma, descongestionantes nasais, uso de anfetaminas, alguns antidepressivos, alterações metabólicas (níveis alterados de potássio, cálcio e magnésio), outras doenças sistêmicas (hipertireoidismo, anemia, infecções), outras causas:

stress e palpitações
  • Stress e ansiedade em altos níveis podem provocar palpitações e arritmias temporárias.
  • Uso de substâncias estimulantes em excesso como cafeína, nicotina, ou drogas recreativas podem causar palpitações.
  • Doenças cardíacas como fibrilação atrial, taquicardia ventricular, ou síndrome de Wolff-Parkinson-White podem causar palpitações
  • Distúrbios eletroliticos como o desequilíbrio nos níveis de potássio, sódio ou cálcio no sangue podem afetar o ritmo cardíaco.
  • Alguns medicamentos, incluindo aqueles para pressão arterial e condições cardíacas, podem causar efeitos colaterais que incluem palpitações.

O Dr Bruno Bacelar é o cardiologista de referência no tratamento de arritmias cardíacas.

O que fazer quando detectamos as palpitações

Após descartar algum fator que está causando as palpitações, normalmente realizamos um eletrocardiograma para avaliar se existem alterações evidentes na condução elétrica e outros exames, a depender do caso, podem ser solicitados, como o Holter de 24h – que é aparelho que verifica todos os batimentos cardíacos do paciente em 24h – com a finalidade de detectar se durante o período avaliado, houve alguma arritmia que possa deixar o cardiologista mais preocupado. Ademais, pode ser necessário a realização de outros exames cardiológicos, tais como como o teste ergométrico, para avaliar a presença de arritmias durante esforço físico.

Na sequência, descartamos que possa haver alguma doença estrutural no coração, como alguma válvula cardíaca com problema, alguma miocardiopatia, insuficiência cardíaca, entre outros. Assim, podemos fazer uma investigação para descartar alguma doença que possa gerar tais sintomas.

De qualquer forma, uma avaliação médica com cardiologista é necessária para se identificar causas das palpitações e deixá-lo mais tranquilo(a) com a condição e com o melhor tratamento para o caso, se indicado.

Agende sua consulta e seu check-up com o Dr. Bruno Bacelar, cardiologista, que presa por valores de atenção, real comprometimento e disponibilidade aos pacientes pós consulta.